Filosofia da educaçao
Alguns anos atrás ensinaram que o brasileiro era resultado biológicos apenas da mistura de negros, brancos e índios,esquecendo ou desprezando a migração de outros povos que pra cá vieram,trazendo consigo outros costumes.
Um importante passo nesse sentido foi a inserção da pluralidade cultural como um dos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, onde muitos historiadores,sociólogos e pedagogos se esforçam para formar novas mentalidades a respeito da mistura étnica existentes nas escolas e na sociedade,repudiando toda e qualquer forma de discriminação.
Essa ideal barra em uma série de dificuldades, e preconceitos, tais como: * O preconceito à outra cor: denominado racismo * O preconceito à outra religião: o maior exemplo são os conflitos no Oriente Médio. * O preconceito contra as mulheres: denominado machismo. * Preconceito contra classe social: discriminação dos ricos contra as classes sociais mais baixas. * Preconceito contra pessoas de outra orientação sexual: agressão contra homossexual e bissexual. * Preconceito contra pessoa de outra nacionalidade: quando as pessoas sofrem preconceito quando estão em outros países.
O Brasil por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
Região Nordeste: as manifestações culturais da região estão as festas como bumba meu boi, maracatu, carnaval, ciranda, frevo. Nas manifestações religiosas como a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim.
Na literatura: o cordel.
No artesanato: os trabalhos de renda.
Na culinária: carne de sol, sarapatel, acarajé, vatapá, etc.
Região Norte: as duas maiores festas populares do Norte são: o Círio de Nazaré em Belém e o Festival de Parintins no Amazonas. Forte influencia indígena na culinária baseada na mandioca e peixe.
Região Centro-Oeste: Bem diversificada com influência dos indígenas, paulistas, mineiro, gaúchos, bolivianos e