filosofia da arte dos peixes
Revisão
Fatores ambientais e reprodução dos peixes Environmental factors and fish reproduction
Cristiéle da Silva Ribeiro*, Renata Guimarães Moreira
Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo
Resumo. A fisiologia da reprodução de peixes é um vasto campo científico que aborda um conjunto de processos fisiológicos essenciais para a reprodução, da fertilização do ovo ao comportamento sexual e de desova. Estes processos são modulados diretamente por fatores ambientais que podem direta ou indiretamente determinar o sucesso reprodutivo de uma espécie.
Palavras-chave. Reprodução de peixes, temperatura, fotoperíodo, mudanças climáticas.
Contato do autor: cristiele@usp.br Recebido 10abr2011
Aceito 28fev2012
Publicado 21jun2012
Abstract. Reproductive physiology of fish is a vast scientific field, which addresses a set of physiological processes essential for reproduction, from egg fertilization to sexual behavior and spawning. These processes are directly modulated by environmental factors which may directly or indirectly determine the reproductive success of a species.
Keywords. Fish reproduction, temperature, photoperiod, climate changes.
Os processos fisiológicos envolvidos na reprodução de peixes incluem a diferenciação das gônadas, gametogênese, liberação de gametas fertilização e eclosão dos ovos.
Todos estes eventos da cascata reprodutiva são controlados por inúmeros fatores endócrinos ao longo do eixo Hipotálamo-Hipófise-Gônadas. Esses eventos também interagem com outras importantes funções fisiológicas, como nutrição, crescimento (Izquierdo e col., 2001) osmorregulação (Haffray e col., 1995; Le François e Blier, 2003) e respostas a fatores de estresse (Schreck e col., 2001). Além disso, fatores abióticos podem interferir diretamente em todas as fases do processo reprodutivo (figura 1), agindo individualmente, como por exemplo, a temperatura reduzida