filosofia contemporânea 1
Século XIX: Avanços técnicos, industrialização e conflitos sociais.
Como o tema já sugere podemos destacar como acontecimentos principais desse período os seguintes fatos:
1. Consolidação do capitalismo; 2. Revolução Industrial; 3. Inovações Tecnológicas; 4. Conflito entre a burguesia empresarial e os trabalhadores devido a exploração do trabalho humano;
Progresso e Desumanização
Considera-se a Revolução Francesa como o marco inicial da época contenporânea, esse movimento , em grande parte, liderado pela burguesia que reivindicaram participação no poder político e na construção de um novo modelo de sociedade.Além dos anseios próprios também trouxe à cena as aspirações dos trabalhadores urbanos e campesinato e essas aspirações iriam gerar as lutas e correntes socialistas dos século XIX, denunciando as condições que se encontravam os trabalhadores. Em contra partida notório também se tinha o otimismo em relação ao poder da razão. Os complexos caminhos da sociedade colocaram grandes questoes a serem discutidas, surgindo diversas propostas para os dilemas humanos.
ROMANTISMO
Exaltação do indivíduo, da emoção e da natureza
O romantismo reagiu contra o espírito racionalista, captando precocemente que a racionalização e a mecanização caracterizariam o mundo industrial, e intuiu a ameaça que nesse processo representava a expressão humana, tendo em vista que os sentimentos individuais estariam sendo deixados em segundo plano.
Vejamos algumas características:
1.Exaltação dos sentimentos; 2.O sujeito era o centro da visão romântica do mundo; 3.Deus assumindo uma linguagem emocional, ou seja, a linguagem do coração; 4.Amor a Pátria; 5.Exaltação da natureza;
Destaques do romantismo:
Beethoven(1770-1827),Schumann(1810-1856), entre outros destaques na música, e os escritores temos: Goethe(1749-1832), Novalis(1772-1801) entre outros.
Difusão do romantismo
O romantismo está