Filosofia Cirne Lima
Dialética para o autor, significa o jogo de opostos. Os pólos opostos (tese e antítese), num primeiro momento se excluem mutuamente, se tornando assim uma relação de oposição excludente: um sempre exclui o outro, embora sempre aponte para ele. Num segundo momento, entretanto, essa relação de oposição excludente, trabalhada pela razão que a eleva, transforma-se em uma unidade (síntese) em que os pólos antes opostos estão agora conciliados e unificados.
2- Qual é a relação que o autor fez entre a ciência e a filosofia?
As ciências segundo o autor, são recortes parciais do grande quebra-cabeça que é a Filosofia, a Ciência Universalíssima. Cada uma das ciências particulares monta o seu pedaço particular, ou seja, cada uma delas trata de algumas figuras. Nenhuma delas se preocupa e se encarrega da composição total do grande mosaico que é a Filosofia, a razão, o sentido do universo. A história da filosofia moderna, pode ser vista como a história de uma longa retirada, de sucessivos recuos frente aos avanços e investidas das sempre triunfantes ciências da natureza. Primeiro, entrega-se o mundo inanimado para a física. Depois, a vida para a biologia. O refúgio da filosofia passa então a ser o próprio ser humano.
3- Como o autor explica o conceito de filosofia?
Para Cirne Lima, filosofia tem a ver com o Universo, com a Totalidade do real. Numa palavra, tem a ver com o que constitui a realidade enquanto tal, que é uma Totalidade de configurações de relações em movimento. Por isto, ela é “o sistema que pretende abarcar cientificamente todo o Universo”, como ele afirma em seu último livro. Seu domínio de objetos é a totalidade dos seres. Nada há, portanto, que esteja fora do domínio de objetos de uma Filosofia entendida enquanto teoria do Universo. É isto que desde a Antigüidade se entendeu como Filosofia.
4- Desenvolva um argumento levantando os pontos principais para Cirne Lima.
O autor dá