filosofia, ciencia e politica
SOBRE CIÊNCIA:
Definição: é um conjunto de práticas, que se baseia no método científico para adquirir conhecimento. [Seria legal se você falasse isso]: “não é à toa que a etimologia da palavra ciência, do latim, significa conhecimento”.
Objetivo 1: entender, de modo racional, como o universo e a natureza das coisas funcionam – é por isso que o método científico é utilizado (já que ele é um conjunto de regras que conduzem o processo de fazer ciência, possibilitando que outras pessoas compreendam determinado processo de modo racional).
Objetivo 2: fornecer paradigmas válidos, ou seja, um exemplo típico ou um modelo de algo.
[Como se adquire ciência?] Pelo estudo e pela prática, e o que interessa desse estudo é a comprovação de princípios bem evidentes e a comprovação racional de algo através da prática .
Como a ciência se ocupa de diversos campos de conhecimentos, obviamente, precisou-se dividir suas áreas, e, a partir daí, existiria ciências naturais, ciências humanas, sociais, e por aí vai.
[Daqui pra frente, a coisa já começa a se encaixar com filosofia]
Apesar de haver esse conceito que foi falado sobre ciência, há ainda um conceito filosófico: observando a ciência a partir da filosofia, obtém-se o pensamento de que a ciência se opõe ao dogma, à opinião, à superstição e ao obscurantismo, ou seja, a ciência se oporia, inicialmente, às crenças.
[Você pode só mencionar isso para exemplificar melhor]: mas, o problema fica mais complicado quando se discute a ciência a partir da epistemologia, ou seja, sobre as origens e validade do conhecimento, e até que ponto a filosofia das ciências e a lógica adquirem validade científica.
[Falando sobre filosofia agora]: Assim como a ciência, a filosofia aborda os problemas que lhes são propostos através de argumentos racionais, e é justamente isso que a diferencia das