filosofia bancaria
A alavancagem é positiva quando capitais de longo prazo de terceiros produzem efeitos positivos sobre o patrimônio líquido. Os capitais de terceiros de longo prazo só são vantajosos quando o retorno sobre o patrimônio líquido for superior ao retorno sobre o ativo. De nada adiantaria captar recursos a longo prazo, se estes fizessem com que o retorno sobre o patrimônio líquido recuasse à sua posição anterior à da captação. Alavancagem financeira é isso: a "alavanca" que esta captação produz (ou não) no retorno aos acionistas.
No sistema monetário atual, o processo de criação de crédito é totalmente artificial. Bancos não são meros intermediadores financeiros entre poupadores e investidores, são criadores de crédito artificial na forma de dígitos eletrônicos. O sistema bancário de reservas aumenta artificialmente a renda das pessoas de forma quase imediata. Se a expansão do crédito for alta e, por algum motivo estrutural, o aumento de preços demorar a aparecer, o bem-estar das pessoas irá aumentar (temporariamente, até os preços finalmente começarem a subir), e os políticos da situação ganharão com isso.
Os bancos empregam bastante alavancagem para aumentar seu poder lucrativo. Para impedir que os bancos extrapolem e corram riscos de solvência, os reguladores impõem limites. Para ficar “bem capitalizado”, um banco deve possuir um índice, expresso como percentual do