Filosofia aplicada ao serviço social
Considerando a Filosofia como uma questão de especulação e questionamento, podemos notar a presença de várias percepções filosóficas nas práticas humanas sociais na atualidade, como por exemplo, a preocupação com a luta por justiça social, pelo direito a liberdade de iniciativa popular e a consciência de acreditar na reorganização social para uma sociedade mais justa e igual para todos e de que se é possível transformar a realidade dos dias atuais. Como resultado dessa cultura que transformou o homem em substancia capaz de produzir pensamento, ou seja, com a presença da filosofia, vemos a evolução da busca pela transformação social em todas as áreas, como saúde, a questão ambiental, o processo de desenvolvimento humano, as desigualdades sociais quanto à moradia, educação, cultura e política, entre outros.
A Filosofia possibilita ao indivíduo uma melhor compreensão dos fenômenos sociais do seu cotidiano. E é com esta percepção da realidade que podemos questionar as necessidades atuais de nossa sociedade. Hoje podemos ver diversas manifestações por uma sociedade “limpa” e honesta apoiada pelos seus cidadãos, que estão certos de que essas atitudes contribuirão para o aumento na qualidade de vida da população e na melhoria de suas condições de vida e garantia da execução de seus direitos civis, tudo isso é fruto de ações de filósofos e pensadores que há muitos séculos contribuíram de forma ativa com o pensamento sociológico e levantaram a questão de que “o homem não pode se realizar enquanto homem sem o conhecimento de si mesmo e do mundo”, e que o mesmo tem a capacidade de transformar tudo a sua volta.
*As percepções filosóficas nos fornecem instrumentos para uma contínua observação e análise da realidade social, servindo para identificar e entender os processos sociais que ocorrem em todo momento ao nosso redor. Com isso, estamos introduzindo no indivíduo a compreensão de que as práticas sociais devem ser realizadas e percebidas em sua