Filosofia antiga
O que dizem desse tema? "O homem é um produto do meio" isso já foi dito por sociólogos, psicólogos e tantas outras pessoas que escrevem sobre a vida humana em sociedade.
É, de fato, uma questão de ambientação, de convivência e relacionamento. Niguém vive isolado, todo ser humano é resultado de sua convivência, do seu ambiente onde está inserido compartilhando e vivenciando um aprendizado que o forma e o faz produto do seu meio.É com essa relação de convivência que todo ser humano dá evasão ao seu instinto de um ser inteligente e dotado dos dons que o difenciam dos outros animais, privilegiando-o como criatura semelhança do Criador. Tornar-se produto do seu meio é a razão maior daqueles que não sabem distinguir o lugar onde estão, que não conhecem os seus limites e não buscam reagir contra o que não está inerente com a sua sensibilidade humana, com o seu poder de domínio sobre o que lhe causa danos, tornando-o âs vezes incapaz de adaptar-se ao seu ambiente, ou simplesmente a sua mudanda de relacionamente. Assim o homem se molda ao ambiente onde vive e torna-se produto do seu meio.
“É preciso estudar a sociedade pelos homens, e os homens pela sociedade: os que quiserem tratar separadamente da política e da moral nunca entenderão nada de nenhuma das duas”
Seria a idéia iluminista de Rouseau equivocada?
Através das concepções do filósofo, o homem é naturalmente bom, sendo a sociabilização a culpada pela “degeneração” do mesmo. Em sua obra, “O Contrato Social”, é possível a constituição de um Estado Ideal, através do consenso entre os indivíduos da sociedade, e em conseqüência desse acordo, haveria a possibilidade de garantir plenamente os direitos de todos os cidadãos, afastando da corrupção, próximo da vontade e da decisão geral.
Particularmente falando, a sociedade é feita de homens, e se o homem nasce bom, como uma reunião de bons pode corromper? O meio corrompe o homem