filosofia agostiniana
1- Aspectos da filosofia de santo agostinho.
Sua formulação das relações entre teologia e filosofia, entre a razão e fé. Sua teoria do conhecimento com ênfase na questão de subjetividade e da interioridade. Sua teoria da história elaborada na monumental cidade de Deus.
2- Inatismo agostiniano.
Verdadeira e legitima ciência e teologia, e é a seus ensinamentos que o homem deve dedicar-se, pois preparam a alma para a salvação e para a visão de Deus, que e a sua recompensa.
A virtude não pode ser ensinada, ou já a trazemos conosco, ou nenhum mestre será capaz de introduzi-la em nossa alma, uma vez que e uma característica da própria natureza humana.
O conhecimento não pode ser derivado inteiramente da apreensão sensível ou da experiência concreta, necessitando um elemento prévio que sirva de ponto de partida para o próximo processo de conhecer.
3- Noção de subjetividade
A noção de subjetividade foi criada sobre a base da interioridade, de que a interioridade e o lugar de verdade, é olhando para sua interioridade que o homem descobre a verdade, essa interioridade e dotada da capacidade de entender a verdade pela iluminação divina.
4- Significado da filosofia escolástica
Foi o método de pensamento crítico dominante no ensino nas universidades medievais europeias de cerca de 1100 a 1500. Não tanto uma filosofia ou uma teologia, como um método de aprendizagem, a escolástica nasceu nas escolas monásticas cristãs1 , de modo a conciliar a fé cristã com um sistema de pensamento racional, especialmente o da filosofia grega . Colocava uma forte ênfase na dialética para ampliar o conhecimento por inferência e resolver contradições.