filosofia 10/11 ano
1.1
O que é uma ação humana? É uma interferência consciente e voluntária de um agente no normal decurso das coisas, as quais que sem essa interferência teriam seguido um caminho diferente. Toda a ação humana implica uma escolha que se orienta por valores. Ex:na compra de umas calças estão em jogo valores económicos, estéticos e sociais
Tipos de atos:
- Atos Voluntários: que realizamos sobre nós e com os outros.
- Atos Involuntários: o que nos acontece por acidente/por força exterior e em nós por necessidade biológica.
- Atos Mistos: por inclinação interna/psicológica (ex: atos por apetites); por obrigação externa de pessoas (ex: realizar um ato indesejável para evitar males maiores); por obrigação externa das circunstâncias (ex: lançar carga à água para evitar afundamento do navio); atos praticados por ignorância dos efeitos (ex: acendi uma fogueira e alastrou à floresta)
A propósito do conceito de acção
a) É o plano do acontecer quando o homem não age, mas sim reage. Neste tipo de «acções», não são coisas que o Homem faz numa atitude deliberada e consciente, mas apenas uma resposta instintiva e involuntária do seu organismo face a diversas situações, e segundo as leis da Natureza.
b) Trata-se do plano do fazer quando a acção é vista como mera execução. Este tipo de acções já são feitas de livre vontade e consciência, e por isso diferem das acções do plano do agir.
c) Um homem age, uma acção do plano do agir, quando faz algo em que deposite aquilo que ele é. Quando escolhe uma profissão, quando namora alguém, são exemplos de acções que reflectem a sua identidade e que contribuem para realizar o seu projecto pessoal.
Rede conceptual da ação humana
AGENTE: é o sujeito da ação e aquele que por ela é responsável. É aquele a quem se pode atribuir a responsabilidade da ação. Quando a ação é coletiva, há dificuldades em atribuir a culpa a um agente determinado.
INTENÇÃO: é o que se pretende atingir com a ação, ou seja, é a finalidade da