Filosofia 05 04
Polis significa cidade-estado. Nesta concepção, é tida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos isto é, pelos homens nascidos no solo da cidade, livres e iguais, portadores de dois direitos inquestionáveis, a isonomia (igualdade perante a lei) e a isegoria.
Civitas é a tradução latina de polis, ou seja, a cidade como ente público e coletivo.
República significa os negócios públicos dirigidos pelos patrícios ou cidadãos livres e iguais, ou os chamados populus romanus, isto é, os, nascidos no solo de Roma.
2. Explique o que é despotismo, explicando suas diferentes formas.
Despotismo é uma forma de governo onde o poder fica concentrado em apenas uma pessoa, do governante. Diferentes formas de despotismo:
Hereditário: transmitido pelo rei ao primogênito ou a um membro da família real, onde a família reinante constituía uma linhagem e uma dinastia.
Mágico: por receber a autoridade dos deuses, o detentor do poder possuía força sobrenatural ou mágica.
Transcendente: acreditava-se na imortalidade do rei por motivo divino, e esta era vista como condição da preservação da comunidade.
Incorporado ou corporificado: o detentor do poder figurava em seu próprio corpo as características do poder, apresentando-se como manifestação da própria comunidade.
3. Por que se atribui aos gregos e romanos a invenção da política? Que novas características eles acrescentaram às noções de autoridade e poder?
A invenção da política foi atribuída aos gregos e romanos, pois os primeiros dirigentes adotaram um conjunto de medidas a fim de impedir concentração dos poderes e da autoridade nas mãos de um rei senhor da terra, da justiça e das armas, representante da divindade. A partir daí foram desfeitas as características da autoridade e do poder; assim como surgiram outras características na sociedade: as terras deixaram de ser patrimônio do rei e passou a ser das famílias independentes; estas terras eram