filosofar
[a-] Princípio do Planejamento – Substituir a improvisação pela ciência, através do planejamento do método.
[b-] Princípio de Preparo – Selecionar os trabalhadores segundo suas aptidões e prepará-los para produzirem mais e melhor. Além de preparar a mão-de-obra, preparar máquinas e equipamentos de produção bem como o arranjo físico e a disposição racional de ferramentas e materiais.
[c-] Princípio do controle – Controlar ao trabalho para certificar-se de que ele está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas.[d-] Princípio da execução – Distribuir as atribuições e as responsabilidades para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada.
A técnica para se chegar ao método racional era o estudo de tempos e movimentos. As atividades mais complexas deveriam ser subdivididas em atividades mais simples e estas em movimentos elementares para facilitar a racionalização e padronização.
[2-] TEORIA CLÁSSICA
A primeira abordagem nasceu com Henri Fayol (1841-1925), engenheiro francês que inaugurou a abordagem anatômica e estrutural da empresa, substituindo uma abordagem analítica e concreta de Taylor por uma abordagem sintética, global e universal. Fayol preocupava-se com as funções principais da empresa a saber:
[a-] Funções Técnicas – relacionadas com a produção de bens e serviços da empresa.
[b-] Funções comerciais – relacionadas com a compra, venda ou permutação.
[c-] Funções financeiras – relacionadas com a procura e gerência de capitais.
[d-] Funções de segurança – relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.
[e-] Funções contábeis – relacionadas com inventários, registros , balanços.
[f-] Funções Administrativas – relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções.
Segundo Fayol, a medida em que se sobe no nível hierárquico, mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativas.
QUADRO I
Proporcionalidade