Filosofando
R: principal preocupação dos filósofos pré-socráticos é com a natureza do mundo exterior, marcada pela cosmogonia, que explica osurgimento dos cosmos, que foi identificado às forças da natureza.
2. Relacione as duas epigrafes que iniciam este capitulo, explicando a critica feita por
Parmênides a Heráclito.
Para Heráclito tudo está emconstantes mudanças, o que foi não será mais o mesmo do que já foi. E para Parmênides o ser é imóvel, é ou não é. Os dois trazem em suas teorias lógicas de pensamentos. Parmênides critica Heráclitoquando diz, "o ser é e o não ser não é". Toda mudança é ilusória, e para ele, algo não pode, ser e não ser ao mesmo tempo.
3. Qual foi a principal contribuição de Parmênides ao pensamento ocidental?
R: Aprincipal contribuição de Parmênides ao pensamento ocidental é sua própria teoria, onde define que apenas o mundo inteligível é o verdadeiro, pois defende a identidade e a não contradição.
4. Qual foi a importância dos sofistas para a educação e a política?
R: Os sofistas conhecidos também como professores da sabedoria, eles não se fixavam em nenhum lugar, e por onde passavam transmitiam os seusconhecimentos, os seus métodos de aprendizagem, ensinavam pessoas gramática, retórica e dialética; e com influência dos pitagóricos, ensinavam também música, astronomia e música. E na política, a criação deum ideal teórico da democracia, foi interessante para os comerciantes em ascensão.
5. "Só sei que nada sei": em que medida não se trata de simples conclusão psicológica, mas de uma atitude filosófica?
R: Se trata de uma atitude filosófica justamente na sabedoria de reconhecer as atitudes à procura do saber. Em determinados assuntos, a pessoa mostra entender muito bem do que se trata, mas com elaboradas perguntas, mostra incertezas no conhecimento dessa pessoa, fazendo-o reconhecer sua ‘ignorância’ no seu saber. E com isso, reconstruindo novas observações sobre