Filosofando Completo
"valor"?
R.: Isso significa que não permanecemos indiferentes diante dos seres que constituem o nosso mundo familiar, pois constantemente atribuímos a eles valores bipolarizados: bom e mau, verdadeiro e falso, belo e feio, generoso e mesquinho, sublime e ridículo, e assim por diante.
2. Explique esta afirmação: O homem, diferentemente do animal é capaz de produzir interdições. R.: O ser humano produz leis, proibições para se protegerem, coisas que o animal não precisa.
3. Em que consiste o caráter histórico - social da moral? E o caráter pessoal? R.: Caráter histórico - social da moral
A fim de garantir a sobrevivência, o ser humano age sobre a natureza transformando-a em cultura. Para que a ação coletiva seja possível, são estabelecidas regras que organizam as relações entre os indivíduos.
É de tal importância a existência do mundo moral que se torna impossível imaginar um povo sem qualquer conjunto de regras. Uma das características humanas fundamentais é a de sermos capazes de produzir proibições.
Exterior e anterior ao indivíduo, há portanto a moral constituída, que orienta seu comportamento por meio de normas. Em função da adequação ou não à norma estabelecida, o ato será considerado moral ou imoral.
Caráter pessoal
A moral, ao mesmo tempo que é o conjunto de regras que determina como deve ser o comportamento dos indivíduos do grupo, é também a livre e consciente aceitação das normas. Isso significa que o ato só é propriamente moral passar pelo crivo da aceitação pessoal da norma.
4. O que determina que um ato seja considerado moral ou imoral?
R.: Ato moral é toda e qualquer ação que se dá de acordo com os costumes vigentes na população e Ato imoral é aquilo que foge as regras de conduta tidas como verdade sociais impostas pela população, sendo diferente a moral de cada região. 5. O que é um ato amoral? E o não - moral? (complementar com conceito de