filogênese dos seres vivos
Oque é? Filogenia é uma hipótese acerca das relações de parentesco entre os seres vivos. Filogenias são representadas através de árvores filogenéticas.
A filogenia, também chamada de filogênese, é o termo utilizado para definir hipóteses de relações evolutivas, ou seja, relações filogênicas, de um grupo de organismos. Em outras palavras, pode ser definida como o termo que visa determinar as relações ancestrais entre espécies conhecidas.
O estudo filogenético desses grupos conhecido como sistemática filogenética, normalmente objetiva testar a validade de grupos e sua taxonomia. Seguindo esse ponto de vista, apenas são aceitos como naturais os grupos confirmadamente monofiléticos. A Sistemática Filogenética é uma base para o desenvolvimento de novos métodos, sendo que nos dias de hoje, o dominante é a Cladística.
Qual a finalidade da filogenia
A finalidade da filogenia é que ela é uma ferramenta que nos auxilia no estudo da evolução de um grupo ou, de uma determinada característica dentro de um grupo, organização dos seres vivos em grupos reconhecíveis por toda a comunidade científica mundial, bem como ajuda a entendê-los evolutivamente, comportalmente, e geneticamente.
Exemplo de filogênese
Um exemplo de filogênese dos seres vivos é a postura bípede dos humanos, para podermos entender como evoluiu essa forma de locomoção devemos analisar a forma de locomoção das espécies aparentadas com a nossa, para tal fim precisamos conhecer a filogenia de um grupo dos primatas, que no caso é a filogenia dos grandes macacos. Dessa forma sabemos que o homem é mais aparentado com o gorila, o chimpanzé, o orangotango e o gibão, do que com o resto dos macacos. Ou seja, é muito provável que o homem e esses macacos compartilhem um ancestral comum. Portanto, para abordar a evolução da locomoção bípede dos humanos devemos analisar, também, as formas de locomoção destes animais.