filo
Principais características, contexto, subdivisões
O Período da História conhecido como Idade Antiga, ou Antiguidade, é o momento de surgimento das primeiras sociedades e civilizações no globo terrestre. Foi no período compreendido entre a invenção da escrita, por volta de 4000 a.C., e o ano de 453 d.C., data da queda do Império Romano do Ocidente, que surgiram as grandes civilizações e impérios do passado.
A Antiguidade foi uma era importantíssima, pois nessa época tivemos a formação de Estados e também algumas religiões que tiveram origem nessa época, entre elas o cristianismo, o budismo, confucionismo e judaísmo.
Ainda dentro da Antiguidade há uma divisão, indicando uma Antiguidade Oriental, que envolveria a área geográfica formada pelo norte da África e a Ásia, onde surgiram as sociedades da Mesopotâmia, como os babilônios e sumérios, ou mesmo os egípcios em torno do rio Nilo, na África.
Há ainda a indicação de uma Antiguidade Clássica formada pelas sociedades e impérios surgidos na Europa, principalmente os gregos e romanos.
A filosofia antiga terminou com o fim do período helenístico.
Pensamento filosófico
Foi nesse período em que a Filosofia surgiu. A princípio ela tinha um conceito religioso, pois sempre que se falava em Filosofia se citavam os deuses e seres míticos. Os filósofos da época não estavam satisfeitos em apenas acreditar em uma lenda ou mito, começaram então a questionar o mito, a lenda e a ficção, pois eles estavam em busca pela origem das coisas a partir da razão (raciocínio lógico), as verdadeiras causas com fundamentos convincentes, ou seja, buscavam a existência de um princípio para tudo. Este é o seu método, que, aliás, foi herdado por quase todas as ciências que conhecemos hoje.
Escolas
Jônica, foi nela que a filosofia teve início, na Jônia, uma colônia grega da Ásia. Os grandes filósofos que fazem parte dessa escola: Tales de Mileto e Anaximandro.
A escola Itálica, que fez parte do período pré-sofista teve nomes