filo
Disciplina: Filosofia e Ética
Administração - 1 fase - Matutino
Dicionário de Filosofia e Ética
Axiologia: teoria os valores em geral, especialmente dos valores morais.
Deontologia: termo criado para designar moral, mas que passou a significar o código moral das regras e procedimentos próprios a determinada categoria profissional.
Teologia: termo empregado para designar a ciência que estuda os fins, a finalidade das coisas.
Valores: indica a utilidade ou preço dos bens materiais e a dignidade ou mérito das pessoas.
Hierarquia de valores (Max Scheller): sua concepção de ética considera ser superada por uma apreensão vivida dos valores éticos e também estéticos, inspirada na fenomelogia.
Prazer (Epicuro): a doutrina de Epicuro entende que o sumo bem reside no prazer e, por isso, foi uma doutrina muitas vezes confundida com o hedonismo. O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É o prazer da justa-medida e não dos excessos. É a própria Natureza que nos informa que o prazer é um bem. Este prazer, no entanto, apenas satisfaz uma necessidade ou aquieta a dor.
Virtudes:
Em Platão: a diversidade das virtudes é determinada pela diversidade das funções que devem ser cumpridas pela alma ou pelo homem no Estado. Platão acreditava que existiam três espécies de virtudes baseadas na alma. A primeira virtude era a da sabedoria, deveria ser a cabeça do Estado, ou seja, a governante, pois possui caráter de ouro e utiliza a razão. A segunda espécie de virtude é a coragem, deveria ser o peito do estado, isto é, os soldados, pois sua alma de prata é imbuída de vontade. E, por fim, a virtude da temperança, que deveria ser o baixo-ventre do estado, ou os trabalhadores, pois sua alma de bronze orienta-se pelo desejo das coisas sensíveis
Aristóteles: a virtude é o hábito que torna o homem bom e lhe permite cumprir bem a sua tarefa é um