Filo Mollusca e Anellida
MOLLUSCA E ANELLIDA
Dinâmica dos Sistemas
1. MOLLUSCA
Todos os moluscos possuem corpo mole, recoberto ou não por uma concha calcária. O nome Mollusca é derivado da palavra em latin Molluscus, que significa mole e que já fornece uma pista sobre uma característica compartilhada por todos deste filo.
Este apresenta um grande número de espécies, ficando atrás apenas dos artrópodes. Eles podem ser encontrados em ambientes marinhos, de água doce ou terrestres.
Embora existam muitas e diferentes espécies de moluscos, o corpo de todos eles pode ser definido segundo um plano básico: cabeça, pé e massa visceral. A cabeça porta a boca, e pode ser extremamente reduzida em alguns grupos. O pé geralmente é uma sola achatada e muscular, situada na superfície ventral do corpo. A massa visceral corresponde a uma bolsa no interior da qual se encontram os órgãos internos. Muitas classes apresentam também uma concha que recobre e protege o corpo do animal. A concha é uma estrutura composta por carbonato de cálcio secretado por glândulas epidérmicas.
O nome Mollusca é derivado da palavra em latin Molluscus, que significa mole. Uma das características mais distintas é um corpo interno mole que contrasta com uma concha exterior dura.
Por todo o filo a estrutura do corpo é similar. Todos os organismos das diversas classes possuem uma cabeça para alimentação, um pé ventral e muscular usado para movimentação e vísceras que compõem o resto do corpo acima do pé. As vísceras também contêm órgãos internos que acomodam a cavidade do manto de onde todo o lixo é excretado.
Os moluscos são animais invertebrados que possuem corpo viscoso e longo.
1.1. CLASSES
A presença e a forma da concha, bem como o desenvolvimento relativo da cabeça, do pé e da massa visceral são os principais critérios para a classificação dos moluscos em sete classes:
Classe Aplacophora
O nome Aplacophora se deve ao fato os moluscos dessa classe não apresentarem conchas. Os aplacóforos