Filo Cnidaria
Quem são os Cnidários?
Os Cnidários fazem parte de um grupo de animais aquáticos chamado Filo Cnidária. Este grupo de seres vivos incluem as hidras de água doce, medusas, águas-vivas e muitas outras espécies, totalizando mais de 9 mil destas. Os Cnidários podem viver em grupos (as caravelas) ou isoladamente (hidras, anêmonas-do-mar).
Estes animais são considerados diblásticos (o embrião é formado por apenas duas camadas embrionárias), protostômios (animais com simetria bilateral e três camadas germinativas) e possuem um sistema radial (um eixo, e não apenas um plano, passa através do animal, e as partes se repetem em volta desse eixo).
Características Físicas
O corpo dos cnidários é basicamente um saco formado por duas camadas de células - a epiderme, no exterior, e a gastroderme no interior - com uma massa gelatinosa entre elas, chamada mesogleia e aberto para o exterior. Por esta razão, diz-se que os cnidários são diploblásticos.
Ao redor da abertura, chamada arquêntero, os celenterados ostentam uma coroa de tentáculos com células urticantes, os cnidócitos, capazes de ejectar um minúsculo espinho, o nematocisto que pode conter uma toxina ou material mucoso. Estes "aparelhos" servem não só para se defenderem dos predadores, mas também para imobilizarem uma presa, como um pequeno peixe, para se alimentarem.
Alimentação
Os celenterados, ou cnidários, são os primeiros metazoários a exibir uma cavidade digestiva ou cavidade gastrovascular (1ª ocorrência nos animais), com uma abertura única que funciona como boca e ânus, portanto o sistema digestivo é incompleto. Em sua região superior, existem projeções (os tentáculos) que efetuam tanto a captura de alimentos quanto o mecanismo de defesa, em razão da presença de células especializadas, os cnidoblastos. Eles são carnívoros e podem se alimentar de: peixes, crustáceos, vermes e outros animais.
Possuem, além de um mecanismo disparador de espícula que fere a presa, outro que armazena e