Filo Artrópodes
Características Gerais
O nome desse filo deriva do fato de que todos os animais a ele pertencentes possuem pernas articuladas (arthros = articulações; podos = pés;). No entanto, não só as penas são articuladas, como também as demais extremidades, representadas pelas antenas e peças bucais.
Os artrópodes constituem o mais numeroso grupo animal existente na Terra: de cada quatro animais existentes, três são artrópodes! Pertencem a esse filo borboletas, moscas, aranhas, caranguejos, escorpiões, centopeias, libélulas, besouros e tantos outros animais.
São animais triblásticos, celomados e dotados de simetria bilateral. O corpo desses animais é segmentado e dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome. Pode ocorrer fusão da cabeça com o tórax e, nesse caso, o corpo apresenta-se dividindo em cefalotórax e abdome.
Os artrópodes são portadores de exoesqueleto resistente, que contém quitina, um polissacarídeo. Nos crustáceos é comum o exoesqueleto apresentar-se impregnado de sais de cálcio.
O exoesqueleto é produzido pela epiderme e limita o crescimento do animal; por isso ocorrem mudas ou ecdises, fenômeno em que o animal troca o exoesqueleto velho e limitante por um outro novo e ”folgado”, que permite a continuidade do crescimento.
Os artrópodes apresentam sistema digestório completo, com boca e ânus. A excreção ocorre através de diversas estruturas, conforme o grupo. Nos insetos, essas estruturas podem ser representadas pelos túbulos de Malpighi; nas aranhas, pelas glândulas coxais; nos crustáceos, pelas glândulas verdes; A respiração pode ocorrer por meio de brânquias, traquéias ou pulmotraquéias. Todas essas estruturas excretoras e respiratórias dos artrópodes serão estudadas detalhadamente em capítulos posteriores, dedicados à fisiologia animal.
Os artrópodes são geralmente dioicos, com sexos separados. A fecundação é geralmente interna e o desenvolvimentos pode ser direto ou indireto.
Classificação do Filo
A