Filo annelida
Curso de Licenciatura em Biologia
Filo Annelida
São Luís
2012
Introdução
O filo Annelida (L. Annelus, anelzinho, mais ida, sufixo plural) é constituído pelos vermes segmentados. É um filo grande, com cerca de 15.000 espécies, sendo que os mais familiares são as minhocas terrestres e as de agua doce (oligoquetos) e as sanguessugas (hirudíneos). Entretanto, cerca de dois terços do filo são formados por espécies marinhas (poliquetos). Os anelídeos apresentam alguma semelhança com os Nematelmintos, mas estes não possuem anéis no corpo, o que é suficiente para uma diferenciação fácil e rápida. Os anelídeos são os animais mais altamente organizados capazes de regeneração completa. No entanto essa habilidade varia muito dentro do grupo.
Características gerais
Os anelídeos são celomados verdadeiros e pertencem à linhagem dos protostômios com clivagem espiral e desenvolvimento em mosaico. Os annelida são vermes cujos corpos são divididos em anéis semelhantes, ou segmentos, arranjados numa serie linear e delimitados externamente por sulcos circulares denominados ânulos. A segmentação do corpo nos anelídeos, ou metamerismo, não é uma simples característica externa, pois tem seu componente interno representado pela disposição repetitiva dos órgãos e sistemas, bem como limitação dos segmentos feita pelos septos.
Os anelídeos são animais de corpo mole e alongado, vivem na terra (enterrados) ou na água. Possuem a cabeça não bem distinta da cauda e cerdas locomotora (Semelhantes à pêlos) A presença e o número de cerdas podem ser utilizados como critérios para divisão dos Anelídeos em classes. As cerdas são formações semelhantes a fios, ou a pequenos espinhos, que auxiliam o animal a apoiar-se no substrato. As cerdas, no entanto, não tem participação importante na locomoção dos anelídeos. De acordo com a presença e a quantidades de cerdas, os Anelídeos podem ser divididos em 3 classes, uma sem cerdas e duas com cerdas, que