filmes
É a ciência que estuda os genes, a hereditariedade e a variação dos organismos. Através de seu estudo é possível descobrir como as características biológicas são transmitidas de geração para geração. Desde a pré-história os humanos utilizavam seus conhecimentos de genética através da domesticação e cruzamento seletivo de animais e plantas Mas só descobrimos mais sobre essa ciência através do monge e pesquisador Gregor Mendel, o qual em 1866 estabeleceu pela primeira vez os padrões de hereditariedade de algumas características de ervilhas. A genética é importante hoje em dia, visto que através dela, mais concretamente do genoma humano (Conjt. genes), permite a descoberta de muitas curas para os diferentes cancros. Se desvendarmos o genoma humano os cancros acabarão.
Através dos genes (genética) há a produção de proteínas, que são essenciais para o nosso organismo, pois elas são responsáveis por quase todas as funções no nosso organismo, em conjunto com as enzimas.
A expressão do genoma é um processo muito simples mas ao mesmo tempo muito complicado: cada gene do ADN produz um único tipo de RNA que por sua vez produz um único tipo de proteína responsável por uma determinada função, em diferentes órgãos.
Mas o dogma da genética, revela-se mais complexa, porque nem em todos os organismos tal acontece. Existem 7 complicações:
1) Um mesmo gene pode ser regulado por diferentes sinais. A atividade de um gene é regulada por vários sinais que vão agir de modo diferenciado sobre a sua expressão podendo alterar a sua atividade.
2)Um mesmo gene pode originar diferentes RNA. Um gene não produz apenas um RNA. Consoante o sinal, é todo um painel de ácidos diferentes e proteínas correspondentes que são gerados.
3) Um mesmo RNA origina diferentes proteínas. Antes de produzir proteínas, algumas porções de RNA são eliminadas. Consoante o tipo de corte, o mesmo RNA produzirá diferentes proteínas.
4)