Filme
Psicomotricidade
OBJETIVOS DA PSICOMOTRICIDADE
* FAZER DO INDIVÍDUO
1. Um ser de comunicação 2. Um ser de criação
( Capacidade de agir ) 3. Um ser de pensamento operativo
INTERVENÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE
A intervenção em Psicomotricidade pode-se dividir em duas componentes:
PSICOMOTRICIDADE INSTRUMENTAL
Intervenção com maior fundamentação de tipo cognitiva e neurológica;
Privilegiar a intervenção centrada nas situações problemas. As situações devem ser apresentadas em forma de jogo e de forma a serem vividas como situações de êxitos, estabelecendo uma relação de confiança e motivação entre a criança e a ação.
* INTERVEÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE
PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL
Centra-se no componente psicoafetivo e relacional, permite como que um “reviver regressivo da relação primordial maternal num diálogo tônicos-emocional”. Neste diálogo, por mediatizarão corporal a comunicação é sobretudo não verbal, envolvendo as orientações, as posturas, a distancia interpessoal, as mimicas, as gestualidade, a respiração, a voz, a sincronia, a contato corporal, olhar o odor.
INTERVEÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE
A intervenção deve basear-se em situações que possibilitem ultrapassar os bloqueios existentes e permitam a flexibilidade e liberdade de expressão gestual, através de uma atmosfera permissiva, segura e lúdica. Os objetivos ( balões, cordas, arcos, bolas, tecidos, etc.)
ÁREAS DE ATUAÇÃO 1. Educação 2. Reeducação 3. Clínica
QUEM É O PSICOMOTRICISTA?
É o profissional da área de saúde e educação que pesquisa, avalia, previne e trata do homem na aquisição, no desenvolvimento e nos transtornos da integração somatopsíquica.
HISTÓRIA
O termo Psicomotricidade aparece a partir do discurso médico – séc. XIX;
Em 1870 – surge o termo e as primeiras pesquisas no campo neurológico;
No Brasil, foi norteado pela escola francesa, durante as primeiras décadas do século XX (1ª guerra ): mulheres – trabalho = criança