Filme
O filme dirigido por Andrew Stanton tem como tema uma família de peixes, cujo pai é superprotetor (Marlin – peixe palhaço) e que seu único filho (Nemo) é capturado por mergulhadores.
Marlin e sua esposa Coral viviam em um recife alegres e felizes, pois aguardavam a chegada de seus filhos. Até que um dia um predador atacou seu lar ficando somente um único óvulo do qual originou Nemo. Seu pai empenhou em educá-lo e protegê-lo, porque era a única coisa que sobrara de precioso em sua vida.
Passado algum tempo, chega o primeiro dia de aula de Nemo. Marlin o levou à escola, mas não conseguiu ir embora, pois sua superproteção falava mais alto e optou por ficar observando o filho com seus coleguinhas e o professor. Em determinado momento, Nemo queria demonstrar aos colegas que era corajoso e valente. Seu pai ao vê-lo em perigo apareceu e orientou que era perigosa a sua ação em nadar fora do coral. Mesmo assim Nemo desobedeceu e aconteceu o que Marlin temia: foi capturado por um dentista de Sidney – Austrália.
Marlin, desesperado saiu à procura de Nemo deixando a barreira de Coral para enfrentar o mar aberto. No caminho encontra Dory, uma peixinha, engraçada, divertida e muita esquecida (amnésia temporária) que se propôs em ajudá-lo. Nessa longa viagem encontrou vários desafios onde teve que ter coragem, determinação e persistência. No oceano tiveram perseguição de tubarões, passaram por uma floresta de águas-vivas, por tartarugas marinhas, ataque de gaivotas, baleia azul e etc. Alguns ajudaram Marlin e Dory a encontrar a direção do porto de Sidney, para onde Nemo foi levado.
Enquanto isso, Nemo encontrou em um aquário onde fez amizade com seus companheiros e juntos planejaram um plano de fuga para retornar ao mar.
Em “Procurando Nemo” é observável que a força de uma equipe motivada conseguiu atingir as metas. No aquário o plano de fuga em prol da liberdade mostrou planejamento, organização, ação e verdadeiro espírito