filme o óleo de Lourenzo
Biomedicina 3º Período
IMUNOLOGIA
Belém
2014
FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA
BIOMEDICINA
______________________________________________________________________
ALUNAS Bárbara Alves França Walcléia Kogempa Frigerio
______________________________________________________________________
IMUNOLOGIA
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplinna IMUNOLOGIA, no cruso de Biomedicina, 3º períododo curso de Biomedicina, na Faculdade Integrada Brasil Amazônia.
Professora Tinara Aarão
Belém
2014
1. Qual a função do linfócito B no sistema imunológico?
R= A principal função dos linfócitos B no sistema imunológico é realizar a produção de anticorpos contra antígenos. Após sua ativação os linfócitos B podem sofrer diferenciação em plasmócitos ou células B de memória. O "B" em sua nomenclatura remete à bursa, um divertículo da cavidade cloacal das aves. Embora inexistente em mamíferos, nesses os tecidos linfóides associados à bursa podem ser encontrados nas paredes do intestino, apêndice, amígdalas, baço e outros órgãos. Ao passo que os linfócidos B desenvolvem-se nesses tecidos, os chamados linfócidos T desenvolvem-se usualmente no timo.
2. Como é a estrutura do receptor de antígeno da célula B?
R=
3. O que são antígenos T-independentes?
R= Os antígenos T-independentes são antígenos que podem estimular diretamente as células B a produzirem anticorpos sem a necessidade da célula T auxiliar. Em geral, polissacarídeos são antígenos T-independentes. As respostas a esses antígenos diferem das respostas a outros antígenos.
4. A célula B pode apresentar antígeno?
R= Sim. Células B e células T reconhecem diferentes substâncias como antígenos e reconhecem de uma forma diferente. A célula B usa a imunoglobulina ligada à superfície da célula como um receptor e a especificidade deste receptor é a mesma