filme o quanto vale ou é por quilo
MATÉRIA : ÉTICA
PROFESSORA : MARIA DO CARMO
ALUNA : MAURA ROSA
UDF
RESENHA
QUANTO VALE OU É POR QUILO ?é um filme brasileiro de 2005 ,do gênero drama , dirigido pelo cineasta Sergio Bianchi .
O filme mostra personagens do cotidiano da nossa sociedade . Empresários , políticos,laranjas , trabalhadores e desempregados . Entre esses personagens se discute superfaturamentos , lavagem de dinheiro através de projetos sociais ,empresas fantasmas , políticos corruptos , atuação de instituições sem fins lucrativos e a exploração da miséria humana para promover idéia de solidariedade .
O filme retrata épocas distintas porem semelhantes no que diz respeito ás injustiças sociais e a violência .
Em ambas as épocas a vida humana é tratada com banalidade. As diferenças de classes, á exploração do ser humano , e a exploração da pobreza disfarçada por atos de solidariedades vividas hoje é uma herança deixada desde a época da escravidão .
Desde aquela época até os dias atuais para muitos o que vale é o lucro. Seres humanos são tratados como mercadoria para muitas instituições e pessoas inescrupulosas .
Muitas ONGS agem de má fé aproveitando da miséria humana para conseguirem projetos superfaturados e para obterem benefícios do governo ,como incentivos fiscais e abatimentos em impostos .
O filme nos chama atenção também para o nosso sistema prisional . Celas superlotadas e um sistema que não funciona , não recupera ninguém . O estado paga caro para manter cada preso ,mas geralmente pessoas saem de lá pior do que entraram . No filme essas celas são comparadas com os navios negreiros .