Filme - O diabo veste prada
"O Diabo veste Prada" mostra justamente a força e influência que os editores de moda possuem nesse contexto.
O filme conta história de uma jovem que foi contratada na mais famosa revista de moda. No seu primeiro dia na agência ela percebe que trabalhar com sua superiora, que é a mais importante executiva da revista não é algo tão fácil de lidar. No primeiro dia de trabalho seu estilo já é motivo de piada para toda a agência. Logo, este trabalho traz transformações para o seu visual e para sua vida.
Seguindo o sonho de milhares de garotas ao redor do mundo, Andrea "cai de para quedas" num turbilhão de marcas e modelos desenvolvidos por estilistas numa guerra de egos interminável. A garota precisa se adaptar a esse meio, já que é uma jornalista recém-formada sem nenhuma experiência com moda. O visual é um elemento fundamental na trama. A cada cena, são utilizadas inúmeras referências a marcas conceituadas e estilistas famosos. O filme trabalha os conceitos de marca e personalidade com humor e inteligência, sendo uma obra divertida tanto para os entusiastas de moda quanto para os que nem sabem o que uma revista Vogue representa para esse mercado.
Este filme pode ser comparado com a vida profissional de cada cidadão que por muitas vezes sofrem opressões no ambiente de trabalho, fazendo o individuo nessas circunstâncias modificar a si mesmo devido à pressão que é exercida sobre ele pela sociedade. É possível também ser comparado à vida dos estudantes, que são influenciados pelo que está na moda, e se algum destes não se adequar ao estilo da sociedade sofrem na maioria das vezes o preconceito.