Filme A Ultima Fortaleza
Ao refletir sobre o filme, várias atitudes me chamam atenção, os papéis são muito bem descritos e distintos, o coronel responsável pelo centro de detenção e o general que chega como detento, duas pessoas com atitudes totalmente diferentes, uma podemos chamar de chefe (coronel) e outro podemos chamar de líder (general), são duas denominações que trazem junto de si muita responsabilidade porem a forma que cada um conduz a sua equipe é que faz a grande diferença, o chefe se posiciona num patamar superior a sua equipe e exige que sejam executadas as suas tarefas, sem levar em conta o bem estar daqueles por quem é responsável. O líder se posiciona a frente de sua equipe e demonstra com exemplos como deve ser o andamento das tarefas a serem executadas levando o bem estar aqueles a quem lidera.
Três pontos positivos que observei e me chamou atenção foram a postura do general perante seus novos colegas, sua postura na conduta e sua visão diferenciada sobre os fatos. Ele com sua experiência e sabedoria aos poucos foi mostrando e orientando seus colegas a enxergaram a vida dentro do centro de detenção de uma forma diferente, não enxergar só o lado ruim, mais sim o lado bom que cada um tinha. Conseguindo trazer em cada um a esperança de uma nova vida.
Falando um pouco dos pontos negativos, o coronel que coordena a prisão não se importava com o lado humano dos detentos e sim com a sua chefia, amedrontando e tomando atitudes drásticas para impor o respeito. Abusando do seu poder oferecia diminuição das penas para conseguir algo de seu interesse em troca e sem dar valor aos seus funcionários fazia com que os encarregados ficassem responsáveis por todas as atividades só aguardando o seu comando, sem ao menos participar das atividades. O importante para ele era ficar dentro de sua sala cuidando de coisas pessoais e dando ordem, mais não participar juntos com seus funcionários e guiá-los para a eficácia das atividades.
Com esses exemplos fica claro