Filme A Origem das Coisas
Apresenta o sistema produtivo dos materiais de consumo: primeiramente aborda a extração e os recursos naturais, depois a industrialização que transforma materiais em produtos de consumo, na sequência a distribuição, quando os produtos chegam às lojas, a próxima etapa é a compra e meios que nos fazem consumir mais e mais – sem necessidade – e, finalmente, o descarte e o impacto do lixo no meio ambiente.
Os governos, sem dúvida alguma, tem muita responsabilidade sobre toda a problemática do consumismo e da poluição ambiental, mas o vídeo alerta que atualmente entre as 100 maiores economias do mundo, 51 são corporações (privadas) e 49 são governos (públicas).
A extração de matéria prima do meio ambiente nada mais é do que a exploração dos recursos naturais que, em outras palavras, é a destruição do planeta: cortamos árvores, consumimos toda a água, matamos os animais e destruímos montanhas para extração de minerais. Nas três últimas décadas, esgotamos 33% de todos os recursos naturais do planeta. Os EUA possuem 5% da população mundial, mas consomem 30% dos recursos mundiais.
O homem é o protagonista desta história e torna-se seu próprio algoz: não só por depredar o meio ambiente, mas ao viabilizar a industrialização, na verdade intoxica todas as suas formas de consumo e de vida. Utilizamos substâncias químicas tóxicas (os neurotóxicos) juntamente com recursos naturais na fabricação de produtos.
Governos e corporações não medem esforços para fazer com que a engrenagem do consumismo jamais pare. O mundo se tornou consumista. Após a catástrofe de 11 de setembro nos EUA, o presidente Bush não sugeriu que os americanos fizessem luto, orassem ou tivessem esperança, mas que fossem às compras!
Estudos comprovaram que após (apenas) 06 meses, 99% dos produtos que consumimos se tornam lixo! O norte-americano consome