Filme a onde - resumo
O filme trata da história de um professor que devido ao desinteresse dos seus alunos no estudo da sua matéria, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder.
O que começou como uma simples turma de jovens que se inscreveram para um curso de uma semana sobre autocracia, se transformou rapidamente em uma onda descontrolada. No início da semana os alunos não mostraram interesse pelo assunto já bem visado, todos tão compenetrados em seus próprios problemas e seus ideais. O filme mostra jovens com problemas de drogas, família e relacionamentos, ou seja, alguns já estão bem desestruturados, assim se tornando mais fácil de ser manipulados.
Assim, o professor toma uma decisão com o intuito de chamar a atenção de seus alunos, buscando colocá-los em uma situação real de um sistema autocrático, alguns alunos se recusam a participar e são colocados para fora da sala de aula, o que acaba por incitar o restante da turma. Depois disso os mesmos começam a ficar mais participativos, dão dicas e idéias de como deve ser esse sistema.
Os alunos buscam colocar em prática todas as normas e condutas do sistema, adotam como uniforme uma camisa branca, depois criam uma logo, um site, um nome, e até uma saudação para os componentes do grupo. Isso gera uma grande cumplicidade no grupo que passa a andar junto e a se proteger.
Mas logo esse clima começa a mudar, pois os que não querem aderir às idéias do grupo são excluídos da nova ideologia, a situação já está fora de controle, mas o professor nada faz, e os alunos continuam fazendo da Onda um estilo de vida, que foge totalmente do controle, em um jogo de pólo-aquático que acaba em uma briga generalizada, a violência prevalece e todos estão entusiasmados.
O filme acaba em tragédia, os alunos não querem acabar com a Onda, pois o que farão agora sem ter pelo que lutar? O aluno mais fanático do grupo tenta de todas as maneiras não acabar com