Filme A Onda (analise do filme de acordo com a perspectiva weberiana)
CENTRO DE FILISOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - CFCH
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Exercício (Avaliação N1)
Após assistir ao filme “A Onda” (Alemanha, 2008, 1h47min), e considerando o que já foi discutido sobre a sociologia weberiana, responda:
1) Qual é a ação social a que o filme faz referência?
O filme faz referência à Ação racional com respeito a valores. No filme, baseado em fatos reais, tudo se inicia com um experimento sociológico em uma sala de aula, onde o professor encontra uma forma inusitada de mostrar aos seus alunos como seria um governo autocrático, propondo vivencia-lo na pratica, passando a impor-se como uma figura autoritária na classe e os alunos aderiram à causa, partilhando da mesma ideologia.
Contudo, segundo Weber este tipo de ação racional com respeito a valores pode tender a irracionalidade tanto mais quanto for a adesão dos valores absolutos. Foi isto o que aconteceu quando os alunos e o professor perderam o controle da situação que deveria limitar-se a sala de aula, mas acabou indo muito além, tornando-se um verdadeiro movimento fascista.
2) Que valores induzem a ação do professor e dos alunos retratados no filme?
Ao iniciar a experiência sobre como o fascismo poderia triunfar no seio de uma sociedade, os valores defendidos pelo professor passaram a ser comunidade, força e, sobretudo, disciplina. Os alunos, por conta das angustias que determinam a fase da adolescência foram convencidos pelo professor, por estes pressupostos de comunidade e disciplina.
3) Que motivo leva o professor e os alunos a agirem de tal modo?
A maior parte da classe, ao ser questionada pelo professor sobre a possibilidade de outro governo autoritário na Alemanha, afirmou que isso não era possível. O objetivo do professor era demostrar aos seus alunos as raízes do fascismo.
O professor ao assume o papel de líder do grupo intitulado “A ONDA,” incorpora uma