Filme Vidas Secas
- São cinco personagens principais Fabiano - pai, Vitória –mãe, o filho mais velho e o filho mais novo, e o cachorro Baleia. Uma família retirantes nordestinos. Sempre retratado com sua fome e a necessidade de migrar do sertão.
**As crianças não tem nome, o autor faz uma alusão, os filhos representam os anônimos-Isto denota uma grande falta de identidade, falta de raízes- Até a cachorra tem nome, e os filhos não, ao decorrer do filme se percebe que Baleia é mais humana, e recebe o nome pelo fato da baleia nadar livre pelo mar ( no caso, o mar seria o sertão). Também não é dito de onde a família é, para onde ela vai, em busca do que. Mas mostra que a família esta em busca ‘do sonho’, de uma vida melhor.
- Denuncia o abandono do sertão pelo Estado. O sertanejo esta a margem da opressão da seca diante dele e ‘nada é feito’. A seca é um problema social e político.
- cheio de tensões críticas entre o homem e o seu meio. Um meio social, um meio de violência, de latifúndio, um meio hostil e seco. Narra a fuga da família, a desonestidade do patrão e arbitrariedade da classe dominante, impossibilitada de adquirir o mínimo de sobrevivência no sertão.
- Alusões entre inferno e sertão, ambas são quentes.
- visão crítica das relações sociais, regionalismo ressaltando o homem hostilizado pelo ambiente, pela terra, cidade, o homem devorado pelos problemas que o meio lhe impõe..