filme vem dançar
A idéia central da trama gira em torno de um grupo de alunos problemáticos que são negligenciados e desprezados pelos professores e a direção da escola, que desconhecem e desacreditam no potencial de cada um deles. Estes mesmos alunos são colocados em uma sala isolada após o horário regular das aulas, chamada de "detenção", todos os dias, com a finalidade de passarem mais tempo na escola, mesmo que na ociosidade.
Ocorre que isso não contribui em nada para uma melhoria de comportamento, pois sequer são orientados a executar alguma tarefa ou atividade durante esse tempo, pois para os professores desta escola, o importante é deixar esses alunos na detenção.
Tal ação da escola mostra-se tão inadequada e ineficaz que os alunos apresentam comportamento agressivo e desrespeitoso, a ponto de um deles em acesso de raiva da diretora, destruir parte do carro dela que estava estacionado na rua. Isso mostra que a falta de uma ação realmente educadora e disciplinadora por parte da escola para com os alunos tidos como problemáticos, pode ocasionar cidadãos marginalizados e inerentemente ligados ao crime.
Um ponto importante na história, já considerado inclusive como um clichê pelos cineastas, pois sempre houve e há um ou outro filme com essa temática, é a transformação final dos alunos-problema em alunos disciplinados e com perspectivas de futuro, causada por um professor que investe tempo, dedicação e esperança.
Inicialmente o professor é tratado com hostilidade, mas isso é compreensível, dadas as circunstâncias em que tais alunos estavam frequentemente envolvidos e eram tratados pela direção e pelos demais professores. Mas, diante da insistência e da paciência dia após dia, mesmo com alguns contratempos e a dificuldade de trabalho em equipe, o professor Pierre Dulaine consegue cativar e adquirir o respeito dos alunos, fazendo-os acreditar que apenas eles mesmos é que são responsáveis por mudar a sua vida e que