Filme tempos modernos
É considerado uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, talinismo, fascismo, nazismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.
2. O filme pode ser tido como 'inspiração marxista', ou seja, o capitalismo é retratado como processo de produção de bens desumanizador para o trabalhador. O Tempo não obedece mais aos interesses biológicos, mas apenas ao acúmulo de excedentes para o mercado, além da alienação dos bens produzidos, pois com o processo produtivo dividido em etapas o trabalhador é estranhado ao que é produzido, não reconhecendo a mercadoria final como produto do seu esforço físico e mental.
3. A atual crise que assola o capitalismo tem sido comparada ao crash (quebra) de 1929, que iniciou uma longa depressão na economia mundial e teve efeitos catastróficos para a classe trabalhadora. O que aconteceu naqueles dias de outubro não foi apenas um pequeno abalo ou uma turbulência semelhante a várias outras crises capitalistas.
A crise de 1929 foi o maior desastre da história capitalismo no século 20 e representou uma devastação da economia mundial. Os resultados foram a pobreza generalizada das massas, uma drástica desvalorização e a aniquilação de capitais e mercadorias. O tombo, evidentemente, foi mais alto nos EUA, epicentro da crise e a maior economia global.
4. O paralelo que o filme faz com nossa situação atual éque houve grande evolução quanto às regras de tratamento aos funcionários, já que agora existem leis que assegura o tempo de trabalho, de descanso, férias, entre