filme sobre SUS
Resenha do filme: Políticas de Saúde no Brasil
Salvador
2014
A partir da análise do filme: As políticas de saúde no Brasil, percebe-se que há uma evolução no contexto da saúde influenciado principalmente pelo amadurecimento político, econômico, tecnológico e social, uma trajetória que parte do século XX como ações filantrópicas de casas religiosas até a criação do SUS, com valores sociais fortemente marcados pela equidade social e minimizar os determinantes sociais que atingem a saúde das pessoas carentes de recursos materiais.
Será feita assim uma linha do tempo analisando os processos evolutivos no campo político, social e econômico no Brasil e suas suaves mudanças no campo da saúde que culminará na década de 80 com a criação do SUS.
Em 1900, as pessoas dependiam da filantropia dos hospitais das igrejas para cuidarem das doenças, por isso o controle da epidemia era insatisfatório, tendo estes que lidar com epidemias de varíola, febre amarela e cólera. Em 1904, o prefeito do Rio de Janeiro decidiu acabar com os cortiços, e as vacinas passaram a ser obrigatórias, começando assim o movimento da população contra as vacinas, pois havia uma imposição de limpeza sanitária violenta, revoltando a população. Enquanto em São Paulo, Dr. Emilio Ribas tenta provar que a febre amarela não se transmite com o convívio, tenta achar a lógica do ambiente que as pessoas vivem influenciando na sua saude.
Em 1918 a gripe espanhola mata milhares de pessoas. Em 1923 o deputado Elói Chaves, como ministro da justiça regula as caixas de aposentadorias e da assistência médica aos operários. Em, 1924 enquanto São Paulo é bombardeado pelos tenentes, Dr. Geraldo Paula Souza, volta dos Estados Unidos e cria o centro de saúde.
Cria-se o SESP, utilizado no combate a malária e na proteção da borracha utilizada pelos soldados, esse órgão foi financiado pelos EUA.1945 Getúlio é deposto os comunistas apesar de terem ganharem o