Filme sobre florence nightingale
O filme conta a trajetória de Florence Nightingale e o papel dela para a enfermagem moderna.Na época em que Florence vivia, as mulheres eram preparadas para participar de festas, jantares e a serem esposas modelo em casamentos de conveniência. Deveriam ter filhos e cuidar exclusivamente dos assuntos familiares.
Entretanto, Florence, apesar de ter candidatos a um bom casamento , não se contentava em ser apenas mais uma dama da sociedade. Ela tinha um “chamado de Deus” para dedicar sua vida ao cuidado com o próximo.
Para tanto ela teria que se sobressair aos preconceitos contra as enfermeiras que eram conhecidas pela má conduta e ineficiência no trabalho, aos oficiais do exército que achavam que mulheres deveriam ficar longe de seus soldados e de sua própria família que a queria sendo uma dama de sociedade que seguia os costumes. Um dos maiores obstáculos enfrentados pela “Dama da Lâmpada”, como Nightingale ficou conhecida, eram os ditos “hospitais” que encontravam-se abarrotados de pacientes, sem nenhuma higiene, com uma ventilação péssima e com falta de materiais básicos como macas, talas, ataduras e remédios. Eram somente um depósito de doentes esperando a morte.
Florence teve que enfrentar também a pressão de um trabalho sem descanso, juntamente com suas enfermeiras, teve que enfrentar a solidão de estar longe de casa e longe do homem que ela amava. Assim como todos os preconceitos contra seu trabalho para cumprir sua missão junto aos doentes sob seu cuidado.
O filme nos mostra a luta de Florence para fazer com que a enfermagem fosse reconhecida e sistematizada nos hospitais. Mostra a dedicação de nobres enfermeiras que dedicaram seus conhecimentos à causa do cuidado ao doente e à higiene no ambiente