filme ser e ter
2. COM O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA FABRIL EM GRANDE ESCALA E A DIVISÃO DO TRABALHO GRANDES TRANSFORMAÇÕES ACONTECERAM NA: AGRICULTURA, TRANSPORTES, NOVAS FONTES DE ENERGIA, ACELERAÇÃO DO DESLOCAMENTO DA POPULAÇÃO DO CAMPO PARA A CIDADE.
3.
4. EM 1870 O CAPITALISMO ENTRA NUMA NOVA FASE: O IMPERIALISMO COLONIALISTA. COLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E ÁSIA PELA INGLATERRA, FRANÇA, ALEMANHA, BÉLGICA E ITÁLIA. SÉCULO XIX É A CONSOLIDAÇÃO DO PODER DA BURGUESIA
5.
6.
7. OS EFEITOS SOCIAIS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FORAM ARRASADORES PARA OS TRABALHADORES. A JORNADA DE TRABALHO SE ESTENDIA DE 14 A 16 HORAS, INCLUSIVE COM MÃO-DE-OBRA INFANTIL. EM FUNÇÃO DISSO OS TRABALHADORES SE UNEM COMO CLASSE REVOLUCIONÁRIA OPONDO AOS INTERESSES BURGUESES SUAS PRÓPRIAS REIVINDICAÇÕES.
8.
9.
10.
11.
12.
13. EDUCAÇÃO CARACTERÍSTICAS GERAIS GRANDE EXPANSÃO DA REDE ESCOLAR, NÃO SÓ EM NÚMERO DE ESCOLAS, MAS NA AMPLIAÇÃO DA ESCOLA ELEMENTAR, E O SURGIMENTO DA PRÉ-ESCOLA. NA REDE SECUNDÁRIA MANTINHA-SE A DICOTOMIA: PARA A ELITE BURGUESA FORMAÇÃO CLÁSSICA; PARA OS TRABALHADORES A INSTRUÇÃO TÉCNICA SURGIMENTO DAS ESCOLAS POLITÉCNICAS E ESCOLAS NORMAIS.
14. EDUCAÇÃO ALEMÃ SÉCULO XIX INTEGRAÇÃO DOS GRAUS DE ENSINO, VISANDO UMA ESCOLA UNIFICADA QUE DEVERIA SER ABERTA E ACESSÍVEL A TODOS. (HUMBOLDT) CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BERLIM EM 1810 ESTÍMULO A FREQUENTAR AS ESCOLAS PROFISSIONAIS, INCLUSIVE COM A FLEXIBILIZAÇÃO DE HORÁRIO DE TRABALHO PARA PERMITIR QUE OS OPERÁRIOS FREQUENTASSEM OS CURSOS.
15. ATÉ O FINAL DO SÉCULO XIX, INÚMERAS E EFETIVAS REFORMAS CONDUZIRAM A ALEMANHA A UM ENSINO SECUNDÁRIO EFICIENTE, RIGOROSO E DISCIPLINADO, COM BAIXO NÍVEL DE ANALFABETISMO E INVEJÁVEL POSIÇÃO DE PROGRESSO TÉCNICO E ADMINISTRATIVO.
16.
17. EDUCAÇÃO FRANCESA SÉC. XIX