Filme Matrix e Capitalismo.
Feira de Santana 2011
O primeiro filme “Matrix” é um apanhado de análises e denúncias à vida ilusória e escrava que todos nós levamos neste mundo dominado pelo capitalismo. O capitalismo é um sistema socio-econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Nas sociedades capitalistas, o elemento central da economia é o capital, que pode ser entendido como o dinheiro.
Assim como a matrix, o capitalismo está em todo lugar, à nossa volta. Você pode vê-lo quando olha pela janela ou quando liga a sua televisão. Você o sente quando vai à igreja, ao trabalho, quando paga seus impostos.
1) O individuo tornou-se escravo do capitalismo, assim como no filme, que as pessoas eram escravas da Matrix?
A resposta é sim, Matrix é a representação do capitalismo que nos domina, e essa dependência é muito grande na sociedade. Matrix (capitalismo) é o sistema que dita, hoje, nossos costumes, valores, e até nossa personalidade, por exemplo: quando ligamos uma televisão e nela está passando uma propaganda de um determinado produto, o impulso humano induz a compra daquele produto, sendo assim manipulados pelas indústrias capitalistas que está o nosso redor.
Toda sociedade gira em torna do capitalismo, e é movido ao dinheiro, todo que se é necessário a sobrevivência humana é fornecido pelo dinheiro. Sem a ferramenta do capitalismo (o dinheiro) o individuo de certo modo está impossibilitado de ter aquilo que deseja e que lhe é necessário.
Outro quesito abordado no filme Matriz em relação ao capitalismo é de que uma minoria de pessoas comanda e direciona como querem a população mundial, principalmente no aspecto financeiro, pois essa minoria de