filme lutero
Este trabalho é baseado em um relatório dialogado com os seguintes autores, Leo Wolfgang Maar, Nicolau Maquiavel e Thomas Hobbes. O filme narra a trajetória de Martin Lutero que defendeu suas 95 teses contra as indulgencia da igreja católica, e com isso surgiu o protestantismo.
Relatório Dialogado
Martin Lutero carregou consigo, durante algum tempo, um extremo desejo de se tornar padre. Em 1507 chegou a Enfurt, na Alemanha para trabalhar como professor de Teologia na Universidade de Wittemberg que foi fundada pelo Príncipe Frederico III. Em sua primeira missa, Lutero obteve um desequilíbrio emocional. Na verdade, dúvidas que paravam em sua mente, começaram a ganhar força. A partir deste momento, tais questionamentos sobre a postura da Igreja Católica começaram a incomodar os conceitos de Lutero, que acreditava na existência de um caminho "gratuito" ao amor de Cristo e da salvação.
Segundo Maquiavel, não há pensar em termos como “bondade” e “justiça”, em um mundo marcado pelas maldades, traições instabilidades. Pg30 Ou seja, a própria igreja adquiria essa pratica de realizar tais atos ao seu beneficio próprio. A visão de Lutero Quanto as Indulgências da Igreja Católica
Lutero doutorado em teologia, embora tentasse, não conseguia compreender alguns dogmas da Igreja para com seus súditos. Como por exemplo, a "oferta" de indulgências aos fiéis, em troca da salvação de suas almas do purgatório.
Leo Wolfgang Maar refere sobre o alienado: inconsciente do fato de ser ele mesmo, homem, que produz as coisas, as relações entre os homens que produz a si mesmo. ( Pg19). Os homens não tinham a capacidade de pensar ou agir em relação às doutrinas da igreja ou até mesmo das questões politica e financeiras. Lutero fora para Roma conhecer de perto o centro do Catolicismo. Diante de uma enorme fila para ficar de frente o crânio do João Batista, exposto no interior da Capela Sistina. Depois de ficar por um momento diante de tal imagem, Lutero