Filme Lutero
2. Resumo do Filme
O filme começa mostrando Martinho Lutero, enfrentando uma tempestade. Quando um raio cai próximo dele, ele acredita "ser um chamado de Deus" e sente-se obrigado a desistir do curso de direito e ingressar em um mosteiro. O filme em seguida, mostra a peregrinação de Lutero a Roma e mostra pessoas nos degraus da igreja comprando indulgências para seus familiares, supostamente para salvar suas almas do purgatório. Lutero decide comprar uma indulgência para seu avô e logo, se vê atormentado pelas práticas da Igreja Católica. Sua aflição ao voltar de Roma e sua recém-adquirida ênfase em seus sermões sobre o amor ao invés da ira de Deus, levam seu tutor a recomendar outra viagem, desta vez para que Lutero pudesse estudar teologia. Lutero avançou seus estudos até se tornar doutor e professor da Universidade de Wittenberg. Em suas aulas ele ridiculariza as indulgências que são vendidas pela Igreja Católica e defende a vida. Lutero também defende um deus misericordioso, por causa do seu imenso amor por todos, e se nós conhecermos esse Deus não precisaríamos pagar nenhuma indulgência.
Ao mesmo tempo que dá aulas ,Martin, também reza a missa, entretanto de uma maneira fora do convencional .Ele reza a missa virado o tempo todo para o povo e a faz em alemão, coisas estas que até então não eram feito. A partir desse momento fica claro a separação do pensamento a igreja.
Depois de diversos abusos da igreja para a arrecadação de dinheiro, Lutero se volta contra a Igreja e escreve 95 teses que prega nas portas da igreja em Willenberg - local onde todos, da cidade, liam as noticias- nas teses ele contesta alguns ensinamentos, doutrinas ,tradições, a venda das indulgencias da igreja e a autoridade do papa. Alguns