filme germinal
TRABALHO DE GEOGRAFIA
Professor: Michel;
Alunas: Gizelle de Melo,
Natália Viana,
Querén Hapuque.
IPORÁ GO
2014
Introdução
O filme germinal caracteriza perfeitamente o processo de produção do trabalho do modelo capitalista, a expansão do chamado capital, mostrando assim de uma forma bem clara os opostos entre as necessidades humanas e as materiais. a industrialização fez com que surgissem duas classes sociais bem distintas: a burguesia e o proletariado. A única coisa que estas duas classes tinham em comum era o lugar de trabalho que eram as fábricas, no entanto a burguesia participava da produção como proprietários e os operários executavam as metas de produção. Havia uma grande desigualdade social e cultural entre estas classes, enquanto os operários trabalhavam juntos , os burgueses lucravam sozinhos.
Não existiam qualquer normas de proteção aos direitos dos trabalhadores e por isso eles eram submetidos a condições desumanas. A Revolução Industrial colaborou para que essa situação se agravasse e com isto surgiu uma revolta por parte dos trabalhadores que resolveram se unir e protestar melhores condições de vida e trabalho.
O começo da indústria juntamente com a precariedade da situação dos trabalhadores em relação a seus patrões, gera o surgimento de uma massa proletária revoltada com sua situação. Com isto, começam a se formar associações profissionais “que exaltavam a greve como forma de educar os trabalhadores, de reivindicar e de obter melhorias” O momento decisivo desses trabalhadores foi uma súbita redução de seus salários, que por sinal já eram baixíssimos. A desculpa dada pelos burgueses para o acontecimento era a crise que o mundo capitalista estava vivendo, marcada pela superprodução de mercadorias e pela falta de mercados consumidores. Entretanto, os já desgastados proletários não agüentavam mais aquela situação