Filme escritores da liberdade
Docente: Juliana Eugênia Caixeta 1. Faça uma análise do trecho do filme Escritores da Liberdade que assistimos na última aula, discutindo:
A) Para que servem as regras? Que regras você percebeu no trecho do filme que favorecem e dificultam o desenvolvimento moral?
R:Regras são limitações, para por ordem, em sua vida, com relação ao seu convívio com outros seres humanos. Há vários tipos de regras como de jogos, convivência, social, familiar e moral. Porém cada uma tem seu propósito e finalidade em seus distintos lugares. No filme á várias regras imposta pelos orientadores e diretores e chefes de departamentos e principalmente os próprios alunos, o filme relata várias infrações nas regras que são mostradas como a de Convivência, Moralidade e Social:
Regra Da Convivência: Não agredir ao seu próximo, aprender a se comunicar, interagir, aprender a ter comunhão em grupo, aprender a se cuidar e cuidar do local aonde vivemos, e aprender a valorizar o “saber social”. Nisso os alunos da classe 203 não respeitava, pois eles se dividiam em “gangues” e cada um protegia a sua, mesmo isso matando os outros a sangue frio. Com isso as convivências dentro do colégio, por conta dos fatores que os levavam a entrarem nesses “grupos”, os alunos tinham rincha uns com os outros para defender seu “território” com outras “gangues” que desencadeava brigas frequentemente dentro de sala de aula. Falta de respeito com pessoas de autoridades maiores pelo fato de viver em bairros onde em vez de proteger faz omite os serviços e desonra aqueles que necessitam de proteção.
Regra da Moralidade: A moral é formada por todas as normas gerais que regem a conduta entre os indivíduos. Uma vez que os indivíduos vivem em uma sociedade e que podem ter interesses coincidem com os de outros indivíduos, é fácil de serem conflitos e que é necessário estabelecer regras para a organização em conjunto. Nessa regra os alunos entravam em constantes conflitos, que nem eles