Filme: Escritores da Liberdade
Émile Durkheim, em sua perspectiva positivista, apresenta uma análise da sociedade a partir dos fatos sociais, assim como eles se apresentam na realidade, possibilitando o uso de métodos de ciências naturais para análise de fenômenos sociais.
O sociólogo Émile Durkheim entende a sociedade como um organismo vivo, e que precisa se manter coesa, partilhando do mesmo modo de sentir e pensar, vivendo crenças comuns.
IDEIAS CENTRAIS DE DURKHEIM
O método sociológico de Durkheim possui ideias centrais, nas quais:
1. Exterioridade: Para Durkheim o conhecimento dos fatos sociológicos deve vir de fora, por meio da observação destes fatos, ou seja, o fato é exterior ao individuo.
2. Generalidade: Os fatos sociais são realidades objetivas, desta forma devem ser tratados como “coisas”, pois acontece com qualquer individuo, independem deste.
3. Coercividade: O individuo social, é formado pela educação, desta forma este individuo assimila normas, princípios morais, religiosos, éticos, comportamentais, direcionando-o em sua conduta diante da sociedade. Portanto, o homem é mais que formador da sociedade, é um produto desta.
FATO SOCIAL
Durkheim diz: "É fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda a maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais" (Durkheim, 1999, p. 13).
Para Durkheim, o fato social provem da vida comum, e o mesmo propõe que isolemos os fatos para realizar seu estudo. Desta forma, o sociólogo deve se preocupar em estudar o fato social, de forma objetiva e cientifica.
Durkheim trata os fatos sociais como coisas, mostrando-se objetivista. Assim, para estudar o fato social, o sociólogo deve despir-se de sentimentos em relação ao seu objeto de estudo. Toda a explicação de um fato social deve ser precisa, e bem