Filme escolhido: À Espera de um Milagre
1 – Através das escolhas pessoais de cada protagonista, como você desenha o paralelo com a vida corporativa e a Gestão de Pessoas num contexto de Planejamento e Auto Desenvolvimento? Disserte.
No filme em Á Espera de um Milagre percebe-se no protagonista, Tom Hanks, o senso de humanidade como sendo a base ética em sua vida corporativa e pessoal, que chegam a se confundirem, tamanho o sentimento de êxito, seriedade e realização naquilo que faz. Cada atitude deste é tomada baseada em seus valores morais e convicções, mesmo nos momentos mais conflitantes, que poderiam impor distância entre seus sonhos e a realidade das circunstâncias. O personagem encontra um modo de se manter motivado, e por efeito seu grupo, conduzindo as situações naquilo que acredita ser a melhor forma de resolvê-las.
Fica explicito, que o “chefe” – protagonista – conhece sua equipe, exercendo influência sobre seu grupo, que faz sem ser persuadido o que é determinado por ele. Várias cenas do filme mostram características de ousadia, tomada de decisão assertiva, embasadas em um senso de justiça, como componentes de sua trajetória pessoal e no trabalho. Isto fica claro em sua relação com seu superior, que não o tem como apenas um subordinado, mas como um grande amigo com o qual pode contar, baseado no comprometimento mútuo de ambos e na confiança estabelecida.
A comunicação não verbal é percebida na troca de olhares e gestos que são por vezes mais significativos do que uma troca verbal, em determinadas situações, como em seu trato com os condenados à morte, que exaltam o lado humano do protagonista. Mais do que seria determinado, executar os condenados, todo o grupo, influenciado por seu “chefe”, os tratam de forma diferenciada se preocupando em dar um “final” digno sem negligenciarem a subjetividade e individualidade de cada um.
Neste contexto, o ambiente de trabalho, clima organizacional, facilita o relacionamento entre as pessoas, mesmo de níveis