Filme em nome de deus
FILOSOFIA III
2° ANO SERVIÇO SOCIAL
PROF: MATSUEL
FILME: EM NOME DE DEUS
O filme conta a história do amor proibido ocorrido entre Abelardo e Heloisa.
Abelardo era um respeitado filósofo e um dos professores mais populares da Escola de Notre-Dame em Paris e conforme os costumes da época não poderiam casar-se.
Heloisa, sobrinha do cônego Fulbert, foi criada e educada em um convento. Era muito inteligente e instruída. Seu tio pretendia arranjar-lhe um esposo rico.
Abelardo tornou-se seu tutor. Os dois acabaram apaixonando-se e encontravam-se as escondidas com ajuda de uma criada, porém essa adoeceu e foi colocada outra que era rígida e não facilitava os encontros até que Fulbert descobriu e, furioso, trancou Heloisa em casa.
Os dois continuaram se encontrando na igreja pois lá Heloisa podia ir sem acompanhante.
Neste meio tempo Heloisa descobre estar grávida e temendo pela reação do tio escreve a Abelardo contando sobre o filho que iria ter. Os dois combinam como fugir de Paris e Abelardo a leva para casa de sua irmã, onde a deixa.
Após o nascimento de Astrolábio, Abelardo retorna a casa da irmã e casa-se escondido com Heloisa, sem trocas de alianças e beijos. Os dois deixam seu filho aos cuidados da irmã de Abelardo e retornaram a Paris. Abelardo deixa Heloisa em um convento até convencer as pessoas que um professor pode sim casar-se e continuar lecionando. No entanto Fulbert descobre tudo planeja sua vingança.
Ele manda castrar Abelardo, e o mesmo aceita essa penitencia “Em nome de Deus”.
Após recuperar-se do castigo, Abelardo entra para uma ordem, tornando-se Padre e instiga Heloisa a fazer o mesmo. E os dois passam o resto de suas vidas em conventos.
Assim, o filme retrata um pouco da sociedade medieval, onde o ofício da igreja mantém as rédeas da sociedade, não se importando com os desejos individuais de cada um.
PERGUNTA: O castigo dado a Abelardo foi cruel, se nos dias de hoje fosse dessa forma, haveria um respeito maior com