filme dose homens e uma sentença
Enfermagem. Disciplina: Deontologia.
Relatório do filme “Dose homens e uma sentença”.
O filme “dose homens e uma sentença” que se passa em uma sala do júri de um tribunal com 12 homens, que irá decidir sobre o futuro do jovem de 18 anos acusado de matar o pai a facadas, após discussão doméstica.
A decisão do júri precisa ser unânime, e por esse motivo a necessidade de cautela. Essa decisão poderá implicar na condenação à pena de morte, desse jovem.
A responsabilidade se torna ainda maior para os jurados, pois existem algumas testemunhas e provas, mas existem também dúvidas, que se não forem esclarecidas podem condenar um inocente ou absolver um culpado.
Os 12 homens são todos de origens, condições sociais e idade e pensamentos diferentes, mas não cabe aos jurados agir com a emoção, levando em conta suas experiências de vida, suas frustrações ou seus medos, mas sim buscar realmente a verdade ou chegar ao menos o mais próximo dela. É de estrema importância a analise de todos os ângulos e as provas antes de tirarem as conclusões.
Apenas um dos jurados considera o jovem inocente, arquiteto Daves, durante todo o processo, se mostra preocupado não somente em condenar ou absolver o réu e sim ver os fatos ocorridos para que não se cometesse nenhuma injustiça. Daves usa argumentação, para os demais jurados deixando claro que á fatos difíceis de terem acontecido; como por exemplo, a incapacidade de o vizinho ter corrido até a porta em apenas 15 segundos, tendo em vista sua idade avançada e a dificuldade de locomoção; e a vizinha da frente, que afirmava ter visto o ocorrido, mas ao analisarem concluíram que ela estava provavelmente sem os óculos no momento, tornando seu depoimento duvidável.
É a partir daí que se dá a discussão do filme: há uma dúvida; o que parecia ser óbvio foi contestado, garantindo assim o direito à vida do acusado. Alguns, entretanto, quanto à dúvida: têm medo de o acusado ser