Filme avatar
Com base em seus estudos, os cientistas concluíram que não há outro lugar conhecido rico em recursos quanto é o planeta Pandora. Só que existem vários problemas que dificultam a exploração desse planeta; o lugar fica a cinco anos-luz da Terra e sua atmosfera contém gases tóxicos para os homens. Mas vale a pena gastar vários bilhões de dólares para conseguir um supercondutor chamado unobatainium, bastante abundante no planeta.
Existe uma parceria de empresas chamada RDA que possui uma colônia maciça em Pandora, feita para minar o unobatainium e vários outros recursos de lá. Jake Sully (Sam Worthington) é um veterano de guerra desiludido com a vida, perdeu o movimento das pernas nos campos de batalha. Jake é um dos raros humanos que possui os genes necessários para a realização do Programa Avatar, e por isso é obrigado a fazer a viagem de três anos a Pandora.
O Programa Avatar foi criado com o intuito de se comunicar com os nativos de Pandora, os Na’vi. Consiste em criar corpos de Na’vis e então estes corpos são controlados externamente por "controladores". Os controladores usam uma espécie de capacete, e seus corpos ficam inconscientes enquanto controlam os seus avatares Na’vi. Apenas uma pequena parte da população humana possui os genes necessários para controlar um avatar, e Jake é escalado por fazer parte dessa minoria.
Jake conhece Grace (Sigourney Weaver), que é também uma Avatar e uma xenobotânica, que acaba virando uma mentora para ele. Grace é a chefe de todo o Programa Avatar.
Jake começa sua vida como um Na’vi. Os corpos dos nativos são bem parecidos com o dos humanos, exceto por serem azuis, mais altos e possuírem expressões felinas. Os Na’vi são também muito fortes, rápidos e mais ágeis que humanos.