Filme analisado Show de Truman
Cena 1:
Truman em seu trabalho recebe uma ordem para negociar fora da ilha, e é avisado que precisa atingir sua cota para não sofrer corte na empresa.
Análise:
Para se manter no emprego (Reforço positivo), Truman decide aceitar o trabalho (Comportamento operante). Ao chegar à balsa e comprar seu bilhete, ele não consegue passar pela ponte, pois se lembra de um trauma no mar (Comportamento respondente), onde ele supostamente perdeu seu pai em uma tempestade, criando medo de sair da ilha (Punição – o castigo de ter perdido o pai, faz com que ele não queria enfrentar novamente o mar).
Cena 2:
Truman tenta sair da ilha.
Análise:
Como Truman começa a desconfiar de sua vida, onde todos parecem agir a partir de seus movimentos, ele começa a agir de forma inesperada (Comportamento Operante), para tentar se livrar de tudo que está a seu redor, parecendo tão falso (Reforço negativo). O mais perto que ele chega então, é entrar em um ônibus com destino a Chicago, mas como todos fazem parte de um elenco, não teria como ele sair da ilha sem que ninguém avisasse os criadores, o que aconteceu assim que ele se sentou. O ônibus “não funcionou” , o que deixou triste e desapontado (Comportamento respondente). Logo depois, tenta sair de carro, sem um destino certo, enfrenta uma ponte sobre o mar para chegar a estrada, passar por obstáculos como fogo (Reforço positivo), até ser parado de vez um por um “acidente” em uma usina. Ao conversar com um policial longe de casa que sabia seu nome, Truman estranha e tenta ultrapassar mais uma barreira, mais dessa vez sem sucesso, ele é pego e levado de volta para casa, onde os policiais o deixam avisado de que se o episódio ocorresse novamente, Truman seria preso