filme amistad
RELATÓRIO DO FILME AMISTAD
Impera triz
2014
RELATÓRIO DO FILME AMISTAD
Relatório apresentado à Faculdade de Imperatriz – FACIMP, no Curso de pedagogia como requisito obtenção de nota parcial na disciplina de relações étnicos Raciais.
Orientador: Prof. Francisco
Imperatriz
2014
O filme AMISTAD conta a história da revolta de escravos no navio negreiro, sendo então vendidos como mercadorias e sendo exportados em péssimas condições. A maior parte do filme se passa dentro dos tribunais e é interessantes sobre o processo de escravização, os movimentos, a sombra de uma Guerra Civil, os interesses políticos no entorno do processo, e o senso de justiça e liberdade que os escravos queria.
Os escravos eram tratados como mercadorias perante os portugueses, eles vendiam os africanos para as pessoas ricas que podiam compra-las, os escravos eram obrigados a trabalhar nas lavrouras para seus patrões sem receber nenhum tipo de remuneração, por isso alguns escravos morriam durante as viagens por causa de doenças e também por fome só resistia os mais fortes.
No Filme foi abordada a questão da escravidão, mesmo já tendo sido abolida nos países envolvidos. Durante a viagem, com o objetivo de retornar a sua terra, os negros liderados por Cinqué, negro da etnia Mende que mais tarde vem a se tornar um líder, revoltam-se e tomam a embarcação em um motim, entretanto, sem conhecer as técnicas de navegação são enganados por dois espanhóis sobreviventes da rebelião que os levam após algumas semanas de viagem até a costa de Connecticut nos Estados Unidos, onde são abordados por um navio americano e levados presos. A partir daí dá-se início uma verdadeira guerra nos tribunais para definir quem são os verdadeiros donos da “mercadoria” no caso os negros. Várias são