Filme 12 anos de escravidão - Resenha
Solomon se destaca dos outros escravos pelas habilidades peculiares que possuía, como o fato de saber tocar violino e entender de navegação. Além de saber ler e escrever, o que não poderia ser revelado, juntamente com a sua verdadeira identidade, para sua própria segurança. Ao decorrer do filme Solomon tenta, inutilmente, enviar uma carta que seja a sua família, o que faria toda a diferença, já que sua esposa e filhos não tinham qualquer informação sobre o que lhe havia acontecido.
As descrições após esse acontecimento são todas muito densas e duras, ao tentar dizer que aquilo deveria ser um erro, que ele era um homem livre, apanha e é chicoteado quase até a morte. Momentos assim passam a ser corriqueiros em determinados momentos da história de Solomon, que apesar de ser livre teve de se manter quieto e humilhado para que pudesse sobreviver a tempo de ser resgatado.
No começo Solomon se mostrava inconformado com a situação, resiste a escravidão e por isso era seriamente castigado. Conforme o tempo passa, é nítido o sentimento